domingo, 3 de junho de 2012

Resquícios do urbanismo hispânico no Brasil



Entre os anos de 1580 e 1640, Portugal esteve submetido à coroa Espanhola no episódio que ficou conhecido como União Ibérica, e em decorrência desta união, o Brasil também esteve sob o domínio espanhol por 60 anos, o que é um capitulo pouco explorado da história, tanto lusitana quanto brasileira, exceto pelo fato de neste período ter se iniciado as bandeiras que remodelaram o mapa do Brasil colônia e que provocou a extinção do Tratado de Tordesilhas. Mas e quanto às histórias não sabidas?

Praça São Francisco
São Cristóvão - SE
O que pouca gente sabe é que a União Ibérica e sua conseqüente influência no Brasil também se estenderam ao urbanismo, e seus resquícios ainda podem ser notados na pequena cidade de São Cristovão em Sergipe, fundada em 1590 em plena união ibérica, é considerada a quarta cidade mais antiga do país, e foi capital do estado até 1855, e guarda em sua praça matriz a Praça de São Francisco fortes influências do urbanismo colonial hispânico. 
“A Praça São Francisco é uma das marcas daquele momento. É parecida com outras praças encontradas nos países colonizados pela Espanha.” 
(Luiz Alberto Santos – Sub-Secretário do patrimônio histórico e cultural de Sergipe).


A Praça de São Francisco se caracteriza pela sua ortogonalidade, ou seja, tem todas as esquinas em ângulos retos e com as ruas principais e secundárias originárias de seus cantos, o que é uma característica do urbanismo colonial hispânico diferente do português daquela época. Além da praça em si, existe um rico patrimônio histórico-arquitetônico em torno dela, como o convento de São Francisco com arquitetura barroca do inicio do século XVII, a Casa da misericórdia e o palácio provincial, hoje Museu histórico de Sergipe.
Praça de São Francisco - Vista Superior
Além disso, a Praça de São Francisco ainda ganhou ao longo dos séculos grande importância cultural sendo um centro de manifestações populares como o entrudo festas juninas, solenidades cívicas e religiosas. Por tudo isso, em 1º de Agosto de 2010 a Praça São Francisco da pequena São Cristovão em Sergipe ganhou o cobiçado titulo de patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
Igreja de São Francisco
(Foto:  Tito Garcez)
Pátio Interno da Igreja de São Francisco


















Referências:
Baseado na Revista de História da Biblioteca Nacional (06/2010, p. 10)

Um comentário:

  1. Olá! Boa tarde!

    Gostaria de pedir que seja colocada uma legenda na imagem da igreja de São Francisco ou que no corpo do texto seja acrescentada a informação de que a imagem é de minha autoria.

    Abraços,
    Tito

    ResponderExcluir