segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estádio Zerão

Arquibancada do Estádio Zerão com o desenho da bandeira do Amapá
Fonte: http://maburro.es 

Inaugurado em 17 de Outubro de 1990
, pelo então presidente Fernando Collor de Melo o Estádio Milton de Souza Corrêa mais conhecido como Zerão, o único estádio no planeta onde os jogadores mudam de campo e também de hemisfério durante o jogo, uma vez que a linha central do campo acompanha a linha imaginária do equador, e por ter essa tão curiosa particularidade o Zerão (Assim chamado por está na latitude 0º) deveria ser o principal palco do futebol amapaense, uma vez que ele é ou foi o maior estádio do estado. Desde que foi inaugurado em 1990 com o jogo do Independente 1 X 0 Trem, e tendo a presença do craque Zico, o Zerão marcou aquela época, com uma estrutura até então faraônica para os padrões daquela Macapá Pós-Territorial.



Presidente Collor Inaugurando
o Estádio Zerão - 1990


Pista de atletismo inaugurada em 2015
Fonte: http://globoesporte.globo.com














Entretanto desde que foi inaugurado incompleto, diga-se de passagem, o Estádio Zerão mudou muito pouco e as mudanças não foram para melhor, após sua inauguração os sucessivos governos do estado não se sabe, se por falta de recursos para manter um estádio deste porte, ou simplesmente for falta de interesse não deram a devida atenção ao mesmo. O estádio chegou a fechar e não receber mais jogos por que a estrutura já estava tão deteriorada e tão má cuidada que não tinha mais condições de receber nenhuma partida. E assim o principal palco do futebol amapaense permaneceu fechado, esquecido e praticamente abandonado por vários anos. Nos últimos anos, desde 2007 mais precisamente várias ações estão sendo tomadas para reconstrução do estádio, e agora aparentemente o projeto não somente de reforma mas de ampliação e modernização do Zerão parecem caminhar a passos largos. Antes do anúncio das cidades sedes da Copa do mundo de 2014 o Zerão era praticamente certo de que seria sub-sede da copa, já que a capital vizinha Belém concorria para ser uma das sedes do mundial.

Localização, cortado pela linha do equador
Após o anúncio das cidades sedes, que não incluiu Belém, o Zerão agora pleiteia a ser estádio de Treino para alguma seleção durante a Copa de 2014, potencial para isso ele tem se as prometidas melhorias forem mesmo realizadas, como a pista de atletismo que está em fase de conclusão, a arquibancada do lado leste, além de cobertura, iluminação e diversas outras melhorias que o enquadrariam nos padrões da Fifa para ser local de treino. O governo do estado sinalizou que entregará a primeira etapa do estádio ainda este ano, provavelmente com o jogo do Flamengo e do mesmo Zico que a mais de 20 anos atrás inaugurou esse mesmo estádio, o que será que o craque se perguntará?

Ficha técnica:
Medidas do gramado: 110m x 75m (O padrão Fifa é 105m x 70m)
Capacidade máxima: 10.000 espectadores (Passará para 30.000 após ampliação)
Público record: 10.000 espectadores na inauguração
Pista de atletismo após ampliação

Projeto de Reforma e Ampliação do Zerão:
Perspectiva
Perspectiva
Visão superior

Referências:

http://globoesporte.globo.com/ap/noticia/2015/06/zico-devera-participar-de-inauguracao-de-pista-e-gramado-do-zerao-no-ap.html
http://maburro.es/estadio-zerao-norte-sur-centro-del-campo/

Um comentário:

  1. Muito legal esse post...vai ajudar muito em um trabalho escolar.bjs. :)

    ResponderExcluir