sábado, 30 de junho de 2012

A utilização de woonerfs no urbanismo



Mas o que são os woonerfs?

Os woonerfs são vias públicas onde os pedestres e ciclistas têm prioridade sobre os automóveis e motocicletas, ou seja, uma rua prioritariamente para pedestres, também chamado de “Zona prioritária para pedestres”.  O termo surgiu na Europa nas últimas décadas, mas ainda é pouco conhecido e explorado no Brasil, assim como as cidades ao redor do mundo as cidades brasileiras cresceram e se desenvolveram desde o século XX em função do automóvel, em muitas dessas cidades, casas, pequenas alamedas e até o estilo de vida de determinadas regiões da cidade foram alterados ou destruídos em função da abertura, prolongamento, construção ou alargamento de vias para dar lugar ao trânsito pesado das grandes cidades.





Quando uma via é transformada em um woonerf não significa que a passagem de carros fica proibida, na grande maioria das vezes o que acontece é que apenas a quantidade e a velocidade dos automóveis são reduzidas. Na Holanda onde em 1999 tinha aproximadamente 6.000 woonerfs o código de transito holandês diz: Nos termos do artigo 44 do código de trânsito holandês, o tráfego motorizado em uma "área de lazer" ou em um woonerf se restringe a andar em ritmo lento”. Na Alemanha os woonerfs são chamados de “Verkehrsberuhigter Bereich” e de acordo com o código de trânsito alemão a velocidade máxima não pode exceder 7km/h, e os pedestres e ciclistas estão autorizados a usar a via inteira e onde inclusive as crianças são autorizadas a brincar.

No Brasil a criação de zonas prioritárias para pedestres como os woonerfs seriam uma alternativa para manter o patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e cultural de determinadas regiões das já caóticas cidades brasileiras, ou então a criação de uma alternativa de convívio público saudável e harmônico em meio a regiões comerciais ou empresariais das grandes cidades brasileiras. A instalação destas zonas também seria uma alternativa até mesmo em regiões periféricas onde as populações no geral têm poucos espaços públicos para o lazer.

Macapá tem uma área que poderia vir a ser um woonerf, a Alameda Francisco Serrano, que fica bem no centro comercial e aparentemente não foi construída para ser uma via para carros, e onde passam diariamente milhares de pessoas que trabalham seja nas lojas, nos órgãos públicos ou escritórios na região. Se reformulada a Alameda Francisco Serrano seria uma ótima opção de almoço e descanso para as pessoas que trabalham naquela área, e seria importante também dar uma utilidade noturna para aquela alameda uma vez que á noite aquela é uma região relativamente insegura.

Localização da Alameda Francisco Serrano

Vias ou áreas que poderiam se transformadas em woonerfs não faltam em nenhuma das cidades brasileiras, além de trazerem mais segurança diminuindo em muito a possibilidade de graves acidentes de transito, ainda possibilitam a convivência e a revitalização de áreas degradas da cidade. No caso da Alameda Francisco Serrano seria uma ótima alternativa, uma vez que atualmente o que se vê durante o dia é que a alameda serve de um grande estacionamento e durante á noite uma área propensa para a violência.

2 comentários:

  1. Muito bom, Harife! Já havia pensado neste uso do espaço da Alameda Francisco Serrano também, mas desconhecia o termo <>. Lembro da boa sensação que tive na primeira vez que passei por lá...

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