segunda-feira, 4 de junho de 2012

ZONA NORTE DE MACAPÁ

Zona norte de Macapá vista de Satélite
(Fonte: Google Earth)

População: 150.000 Habitantes (Estimativa)
Número de Bairros: 22 Bairros (Relativo)
Serviços importantes: Rodoviária, 1 Hospital Regional (Em construção), 1 Unidade de Pronto Atendimento, Instituto Federal do Amapá - IFAP, Superfácil e Bombeiros.

A Zona Norte de Macapá começou a surgir no inicio da década de 1980 com o surgimento de bairros como São Lázaro e Jardim Felicidade, e de lá pra cá continua sendo o maior vetor de expansão urbana horizontal da cidade, nos últimos anos, no entanto esta expansão tem ganhado grandes dimensões uma vez que hoje a Zona Norte possui uma população de aproximadamente 150.000 habitantes, ou seja, superior a segunda maior cidade do Amapá, Santana, que tem pouco mais de 100.000 habitantes. Logo a Zona Norte representa aproximadamente 22% da população do Amapá e 37% da população de Macapá. São notáveis as problemáticas vivenciadas pela população desta importante zona da cidade, os problemas vão desde a ausência de saneamento básico, problemas de abastecimento de água (Existem até algumas regiões que nunca receberam abastecimento pela Caesa), constantes queda de energia (O que não é uma exclusividade da Zona Norte, mas sim de toda Macapá), deficiências no transporte público, falta áreas verdes, ausência de centros culturais e grandes deficiências de diversos serviços públicos e privados, principalmente no que eu se refere à saúde e a educação.

Esta região da cidade pode ser considerada uma “zona dormitório”, apresentando uma espécie de migração pendular em relação à Zona Sul de Macapá, também é notável o inicio de uma formação de identidade cultural própria desta zona, uma vez que já ocorrem diversos eventos culturais próprios como o Círio da Zona Norte, Quadra junina, Carnaval entre outros eventos e já existe até mesmo um jornal próprio (Jornal do Povo da Zona Norte). Vale-se também atentar para a cada vez maior autonomia administrativa que a região vem ganhando após a implantação da Sub-Prefeitura da Zona Norte. É notável, cada vez mais, a transferência de vários órgãos públicos como Detran, Rurap, Politec e mais recentemente a Justiça Federal e em breve a Policia Federal e a Advocacia geral da união irão se instalar nesta região da cidade. E com a construção da Rodovia Norte-Sul o governo do estado, a prefeitura e a união já sinalizaram a futura transferência do complexo administrativo que atualmente se encontra no centro de Macapá para a região da rodovia Norte-Sul, um audacioso projeto que já está sendo chamado de "Cidade Administrativa".

Rod. Tancredo Neves
Superfácil Zona Norte
Prédio da Justiça Federal


Como podemos notar a Zona Norte de Macapá apesar de seu problemas de infraestrutura é hoje a região que tem registrado maior expansão dentro da área urbana de Macapá, principalmente em termos populacionais, e uma das principais razões é o baixo valor dos lotes se comparados a algumas áreas da zona Sul e a grande disponibilidade de áreas para construção, entretanto a Zona Norte está sofrendo uma especulação fundiária crescente que tem aumentado os preços e o custo de vida nesta região da cidade. A tendência para o futuro é que a Zona Norte continue crescendo cada vez mais e adquirindo novos investimentos tanto por parte do poder público como por parte da iniciativa privada e seja cada vez menos dependente da Zona Sul de Macapá, porém se os problemas de saneamento básico, saúde, educação, moradia e transporte são bastante sérios em Macapá como um todo, na Zona Norte estes problemas são ainda maiores, e esta região da cidade demanda investimentos maciços nestas áreas com urgência. 


Obras do Hospital Metropolitano 
(Paralisadas há anos)
Balneário do Curiaú


Conjunto Macapaba
(Maior empreendimento habitacional
popular do Amapá)



Referências:

2 comentários:

  1. Quem mora na Zona Norte sabe o quão pobre é a infraestrutura por aqui, todos esses orgãos públicos se transferindo pra cá mas não providenciam nada além do que é preciso pra eles, a população mesmo continua sem nada. E esse hospital é uma vergonha, a obra tava parada a anos, a estrutura toda comprometida e deteriorada e agora resolveram terminar, vão passar uma "maquiagem" básica na parte velha e construir um anexo novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi em 2012, e a inauguração do hospital só veio em 2021, quase 10 anos depois. Isso porque deu início há 20 anos atrás. Pra gente ver o quanto os órgãos públicos se importam com a sociedade amapaense. 20 anos de espera por um hospital, quanto dinheiro deve ter sido extraviado por esses políticos l4drões.

      Excluir