segunda-feira, 21 de maio de 2012

Capitais planejadas do Brasil


A principal diferença entre Cidades Planejadas (ou Artificiais) e Cidades Naturais (ou espontâneas), consiste na ideia de que as cidades naturais, que são a imensa maioria das cidades, cresceram de forma espontânea, sem a elaboração de um projeto pré estabelecido, em geral são cidades com traçados mais irregulares ou/e estabelecidas em sítios geográficos mais acidentados, já as cidades planejadas partiram de algum projeto pré-definido, em geral construídas a partir de áreas onde antes, não existia nenhum núcleo urbano significativo, foram idealizadas segundo uma alguma teoria norteadora, em síntese as cidades planejadas surgem para tentar corrigir os problemas encontrados nas cidades naturais, sendo estas soluções parte de uma visão de urbanidade e civilização tidos como  modelos por parte das diversas teorias urbanas que surgiram e desapareceram ao longo do tempo. Abaixo a lista das capitais planejadas do Brasil ao longo dos séculos:

SECULO XVI

Salvador, 1549


Núcleo urbano de Salvador, 1551
Fonte: http://historiademestre.blogspot.com.br/
2013_03_01_archive.html
No Brasil pode ser considerada como a primeira capital projetada do país a cidade de Salvador, projetada  pelo mestre de Obras Luis Dias, desde o inicio foi projetada para ser a primeira capital do Brasil e do recém criado governo geral do Brasil em 1549, já pensada com uma função administrativa e militar para ser o braço colonial do Império Português no novo mundo e posto que manteria pelos 200 anos seguintes.





SECULO XVIII

Macapá, 1758


Planta Urbana de Macapá, 1758
Fonte: http://www.joaosecocarmona.com/
2015/08/o-tracado-urbano-das-cidades-coloniais.html
Macapá é um caso atípico, inicialmente idealizada como uma pequena vila regional, parte do projeto pombalino de colonização da Amazônia, somente cem anos depois seria elevada ao status de cidade, e apenas nos anos 1940 seria elevada a condição de capital, primeiro do extinto Território Federal do Amapá e por fim chegando a capital estadual no início dos anos 90 com a elevação do Amapá a estado. O núcleo original com duas praça ainda se mantem, e seu traçado ortogonal serve de parâmetro para o planejamento da cidade até os dias atuais. 





SECULO XIX

Teresina, 1852



Planta de Teresina, 1852
Fonte: http://www.joaosecocarmona.com/
2015/08/o-tracado-urbano-das-cidades-coloniais.html
Planejada em pleno período imperial, Teresina seria a segunda cidade brasileira projetada prioritariamente para ser uma sede administrativa, ela foi desenhada por José Antônio Saraiva e João Isidoro França, e recebeu esse nome por conta da imperatriz Teresa Cristina que inverteu junto ao imperador D. Pedro II para que houvesse a mudança da capital da província de Oeiras para Teresina. Seu desenho não apresenta grande ruptura com a tradição colonial portuguesa do traçado ortogonal xadrez, os edifícios administrativos e religiosos ao centro.










Aracaju, 1855


Planta Urbana de Aracaju, 1855
Fonte: http://www.joaosecocarmona.com/
2015/08/o-tracado-urbano-das-cidades-coloniais.html
Logo após Teresina, em 1855, Sergipe mudou sua capital de São Cristóvão para Aracaju que foi projetada e construída para ser a nova capital da província, e Aracaju também foi planejada  com traçado ortogonal em estilo xadrez pelo engenheiro Sebastião José Basílio Pirro, que mesmo encontrando enormes dificuldades graças ao solo pantanoso conseguiu erguer a cidade que prosperou rapidamente e contribuindo graças a sua localização para escoar a produção agrícola de Sergipe.







Belo Horizonte, 1897
Planta de Belo Horizonte, 1897
Fonte: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Planta_BH.jpg
Em 1897 Ouro Preto deixava de ser capital de Minas Gerais e Belo Horizonte foi inaugurada para ser a nova capital do Estado, a primeira da recém fundada república, projetada por Aarão Reis recebeu fortes influencias de Georges Eugéne Haussmann, o controverso prefeito de Paris nomeado por Napoleão III, que também ficou conhecido como “O artista demolidor”. O projeto teve forte inspiração parisiense-haussmaniana, o que deu a Belo Horizonte características modernas para sua época como: , Grandes bulevares circulantes e preocupação de dividir a cidade em zona urbana central, zona suburbana e zona rural.




SECULO XX

Goiânia, 1935
Plano piloto de Goiânia 1932
Durante quase dois séculos os governos goianos ambicionavam a mudança da capital de Goiás da antiga Cidade de Goiás, até que em 1935 era inaugurada Goiânia, graças aos trabalhos do interventor de Goiás Pedro Ludovico e projetada pelo urbanista Atíllio Corrêa Lima. O plano piloto de Goiânia foi fortemente influenciado pelo modelo de cidade jardim proposto por Ebenezer Howard, onde foram planejados grandes parques e áreas verdes, o que lhe conferiu o maior percentual de áreas verdes por habitantes do Brasil, a cidade também detém uma das melhores IDH do país e um grande patrimônio arquitetônico do estilo Art Déco.





Brasília, 1960
Plano Piloto de Brasília, 1957
Fonte: https://petdirunb.wordpress.com/2012/04/
Desde o período colonial já se tinha planos para interiorizar a capital do Brasil, o 1º ministro português Marques de Pombal foi o primeiro a sugerir a construção da “Nova Lisboa” no planalto central em 1761, após a independência o 1º ministro do império José Bonifácio foi o primeiro a nomear a futura capital de Brasília em 1823, a idéia nunca foi institucionalizada até a primeira constituição republicana em 1891, que determinada a demarcação de uma área no planalto central, para a construção da futura capital, e foi lançada uma expedição chamada missão Cruls em 1893 que estudou a topografia, a fauna e a flora do atual Distrito Federal e nomearam a futura capital de Vera Cruz. Depois de séculos de idealizações e décadas de estudos e especulações o então candidato a presidência, Juscelino Kubistchek após ser indagado por um eleitor, no interior de Goiás, se iria respeitar a constituição e interiorizar a capital federal, decide tornar Brasília a meta síntese do seu audacioso e até hoje controverso Plano de Metas. Após um concurso para escolha do projeto, o plano piloto do arquiteto e urbanista Lúcio Costa é aprovado, com fortes influências de Le Corbusier e inspirado na carta de Atenas, tendo Oscar Niemeyer sido encarregado do projeto dos prédios públicos deram inicio a maior epopéia brasileira de todos os tempos. Lucio Costa criou um plano piloto que faz referência a Cruz e que popularmente lembra um avião.

Tenho a impressão de que estou desembarcando em um planeta diferente, não na Terra” 
(Cosmonauta Yuri Gagarin ao visitar Brasília em 1961)

Palmas, 1990



Plano Diretor de Palmas, 1989
Fonte: http://edisoneloy.blogspot.com.br/
2014/11/projetos-urbanos-em-palmas-tocantins.html
A mais nova capital do Brasil e a última projetada no século XX, é o resultado da criação do Estado do Tocantins. Palmas foi projetada pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, a cidade também teve forte inspiração em Le Corbusier e foi construída de modo muito semelhante a Brasília, privilegiando o automóvel em detrimento do pedestre, e assim como Brasília também teve o aparecimento de uma cidade satélite fora do plano diretor, atualmente a cidade detém o melhor índice de Desenvolvimento Humano da Região Norte, e convive com grandes vazios urbanos e um visível desadensamento, pois seu plano inicial previa mais de 1 milhão de habitantes, e até os dias de hoje a cidade ainda não alcançou os 300 mil.












Referências:







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