A
principal diferença entre Cidades Planejadas (ou Artificiais) e Cidades
Naturais (ou espontâneas), consiste na ideia de que as cidades naturais, que
são a imensa maioria das cidades, cresceram de forma espontânea, sem a
elaboração de um projeto pré estabelecido, em geral são cidades com traçados
mais irregulares ou/e estabelecidas em sítios geográficos mais acidentados, já
as cidades planejadas partiram de algum projeto pré-definido, em geral
construídas a partir de áreas onde antes, não existia nenhum núcleo urbano
significativo, foram idealizadas segundo uma alguma teoria norteadora, em
síntese as cidades planejadas surgem para tentar corrigir os problemas
encontrados nas cidades naturais, sendo estas soluções parte de uma visão de
urbanidade e civilização tidos como
modelos por parte das diversas teorias urbanas que surgiram e
desapareceram ao longo do tempo. Abaixo a lista das capitais planejadas do
Brasil ao longo dos séculos:
SECULO XVI
Salvador,
1549
Núcleo urbano de Salvador, 1551 Fonte: http://historiademestre.blogspot.com.br/ 2013_03_01_archive.html |
No Brasil pode ser
considerada como a primeira capital
projetada do país a cidade de Salvador,
projetada pelo mestre de Obras Luis Dias, desde o inicio foi projetada para ser a primeira capital do Brasil e do recém
criado governo geral do Brasil em 1549,
já pensada com uma função administrativa e militar para ser o braço colonial do
Império Português no novo mundo e posto que manteria pelos 200 anos seguintes.
SECULO XVIII
Macapá, 1758
Planta Urbana de Macapá, 1758 Fonte: http://www.joaosecocarmona.com/ 2015/08/o-tracado-urbano-das-cidades-coloniais.html |
Macapá
é um caso atípico, inicialmente idealizada como uma pequena vila regional,
parte do projeto pombalino de colonização da Amazônia, somente cem anos depois
seria elevada ao status de cidade, e apenas nos anos 1940 seria elevada a
condição de capital, primeiro do extinto Território Federal do Amapá e por fim
chegando a capital estadual no início dos anos 90 com a elevação do Amapá a
estado. O núcleo original com duas praça ainda se mantem, e seu traçado
ortogonal serve de parâmetro para o planejamento da cidade até os dias atuais.
SECULO XIX
Teresina, 1852
Planta de Teresina, 1852 Fonte: http://www.joaosecocarmona.com/ 2015/08/o-tracado-urbano-das-cidades-coloniais.html |
Aracaju, 1855
Planta Urbana de Aracaju, 1855 Fonte: http://www.joaosecocarmona.com/ 2015/08/o-tracado-urbano-das-cidades-coloniais.html |
Logo após Teresina, em 1855, Sergipe mudou sua capital de São
Cristóvão para Aracaju que foi projetada
e construída para ser a nova capital da província, e Aracaju também foi planejada com traçado ortogonal em estilo xadrez pelo engenheiro Sebastião José Basílio Pirro, que mesmo encontrando enormes
dificuldades graças ao solo pantanoso conseguiu erguer a cidade que prosperou
rapidamente e contribuindo graças a sua localização para escoar a produção agrícola de Sergipe.
Belo Horizonte, 1897
Planta de Belo Horizonte, 1897 Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Planta_BH.jpg |
Em 1897 Ouro Preto deixava de ser capital de Minas Gerais e Belo Horizonte foi inaugurada para ser
a nova capital do Estado, a primeira da
recém fundada república, projetada por Aarão
Reis recebeu fortes influencias de Georges
Eugéne Haussmann, o controverso prefeito de Paris nomeado por Napoleão III, que também ficou conhecido como “O artista demolidor”. O projeto teve forte inspiração parisiense-haussmaniana, o que deu a Belo
Horizonte características modernas para sua época como: , Grandes bulevares circulantes e preocupação de dividir a cidade em zona urbana central, zona suburbana
e zona rural.
SECULO XX
SECULO XX
Goiânia,
1935
Plano piloto de Goiânia 1932 |
Durante quase dois
séculos os governos goianos ambicionavam a mudança da capital de Goiás da
antiga Cidade de Goiás, até que em 1935
era inaugurada Goiânia, graças aos
trabalhos do interventor de Goiás Pedro
Ludovico e projetada pelo urbanista Atíllio
Corrêa Lima. O plano piloto de Goiânia foi fortemente influenciado pelo
modelo de cidade jardim proposto por
Ebenezer Howard, onde foram
planejados grandes parques e áreas verdes, o que lhe conferiu o maior percentual de áreas verdes por
habitantes do Brasil, a cidade também detém uma das melhores IDH do país e um grande patrimônio arquitetônico do estilo
Art Déco.
Desde o período colonial
já se tinha planos para interiorizar a
capital do Brasil, o 1º ministro português Marques de Pombal foi o primeiro
a sugerir a construção da “Nova Lisboa”
no planalto central em 1761, após a independência
o 1º ministro do império José Bonifácio foi o primeiro a nomear a futura
capital de Brasília em 1823, a idéia nunca foi institucionalizada até a
primeira constituição republicana em 1891, que determinada a demarcação de uma
área no planalto central, para a construção da futura capital, e foi lançada
uma expedição chamada missão Cruls em
1893 que estudou a topografia, a fauna e a flora do atual Distrito Federal e
nomearam a futura capital de Vera Cruz. Depois de séculos de
idealizações e décadas de estudos e especulações o então candidato a
presidência, Juscelino Kubistchek após
ser indagado por um eleitor, no interior de Goiás, se iria respeitar a
constituição e interiorizar a capital federal, decide tornar Brasília a meta síntese do seu
audacioso e até hoje controverso Plano
de Metas. Após um concurso para escolha do projeto, o plano piloto do
arquiteto e urbanista Lúcio Costa é
aprovado, com fortes influências de Le
Corbusier e inspirado na carta de Atenas, tendo Oscar Niemeyer sido encarregado do projeto dos prédios públicos
deram inicio a maior epopéia brasileira
de todos os tempos. Lucio Costa criou um plano piloto que faz referência a Cruz e que popularmente lembra um avião.
“Tenho a impressão de que
estou desembarcando em um planeta diferente, não na Terra”
(Cosmonauta Yuri
Gagarin ao visitar Brasília em 1961)
Palmas, 1990
Plano Diretor de Palmas, 1989 Fonte: http://edisoneloy.blogspot.com.br/ 2014/11/projetos-urbanos-em-palmas-tocantins.html |
A mais
nova capital do Brasil e a última projetada no século XX, é o resultado da
criação do Estado do Tocantins. Palmas foi projetada pelos arquitetos Luiz
Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, a cidade
também teve forte inspiração em Le Corbusier e foi construída de modo muito
semelhante a Brasília, privilegiando o automóvel em detrimento do pedestre, e
assim como Brasília também teve o aparecimento de uma cidade satélite fora do
plano diretor, atualmente a cidade detém o melhor índice de Desenvolvimento
Humano da Região Norte, e convive com grandes vazios urbanos e um visível desadensamento,
pois seu plano inicial previa mais de 1 milhão de habitantes, e até os dias de
hoje a cidade ainda não alcançou os 300 mil.
Referências:
MUITO BOM TRABALHO!
ResponderExcluir