Em 1851 em Londres, sob o título "Grande
Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações". A
"Grande Exposição" ou Exposição Universal e ainda também chamada
simplesmente de “Feira mundial” abria uma nova era no processo industrial e
comercial do modo de produção capitalista. A primeira exposição universal foi aberta pela Rainha Vitória, mas quem supostamente teve a ideia foi seu marido o Príncipe Albert,
essa não seria mais uma simples feira como a séculos ocorriam em vários lugares
da Europa e do Mundo, mas esta seria a primeira
feira moderna de exposição, para cada país mostrar o que de melhor a sua
industria produzia. Na verdade era uma grande vitrine para a Inglaterra que a época era a maior potência econômica,
industrial, comercial, colonial e militar do planeta mostrar ao mundo todo o
seu poderio.
Primeira Exposição Universal - Londres 1851 Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Crystal_Palace |
Rainha Vitória abre a cerimônia de inauguração
da primeira exposição Universal
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
wiki/The_Crystal_Palace
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As exposições universais servem desde sua primeira edição e até os dias de hoje para que os países exponham seus melhores produtos industrializados e manufaturados, e também abrange várias áreas de ciência e da tecnologia tais como as relações internacionais, a engenharia, a arquitetura, o designer, as artes e o turismo, e nos últimos anos tem servido também para os países mostrarem os avanços nas pesquisas na área da engenharia genética por exemplo. E mais precisamente na área de arquitetura e da engenharia o mundo foi surpreendido logo na sua primeira edição da Feira mundial de Londres de 1851, com a construção do Palácio de Cristal, uma construção revolucionária para época, toda feira de maneira pré-moldada em aço, vidro e madeira, esta belíssima construção não era apenas monumental e moderna, mas estava destinada a passar uma mensagem da Inglaterra como “a senhora do mundo” na época, e desde então as exposições universais servem como vitrines principalmente para os países sede mostrarem todo o seu poderio tecnológico e científico.
Visão externa do Palácio de Cristal Fonte: http://lostbritain.org.es/pfitemfinder/the-crystal-palace/ |
Visão interna do Palácio de Cristal Fonte: https://br.pinterest.com/ stefandevos/joseph-paxton/ |
Outra importante exposição universal que deixou um grande legado arquitetônico foi a Feira Mundial de 1889 em Paris, no mesmo ano em que a república estava sendo implantada no Brasil, os franceses comemoravam o centenário de sua revolução francesa, e para isso estavam decididos a impressionar o mundo. Naquela época a França vivia o período áureo da “Belle Époque”, e foi então que o projeto do engenheiro Gustave Eiffel e sua torre treliça de ferro foi aprovado. A principio a Torre Eiffel gerou muita controvérsia entre os franceses, e originalmente era uma estrutura temporária e seria desmontada após a exposição, no entanto a torre impressionou tanto os visitantes e teve uma repercussão tão positiva no exterior que os franceses mudaram de ideia e ela não apenas ficou de pé como também se tornou um ícone mundial e mais um grande legado arquitetônico que uma exposição universal deixou.
Nem
sempre as exposições universais deixam legados positivos para algumas cidades,
mas, por exemplo, em uma das melhores exposições universais dos últimos anos a Exposição Universal de Lisboa em 1998
foi na verdade um portal para o século XXI, e teve como o tema: "Os oceanos: um patrimônio para o
futuro" e foi realizado em Portugal um país que historicamente desbravou
os oceanos (Um claro exemplo somos nós mesmo brasileiros, que herdamos de
nossos colonizadores inúmeras referências inclusive o idioma) e até hoje é um
país muito ligado ao mar. O mega-projeto
da Expo98 foi um audacioso plano de intervenção
urbana em uma área degrada de Lisboa, e deixou um legado até os dias de
hoje para os portugueses como Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa, o
Pavilhão atlântico, Linhas e novas estações de metrô, Teleférico, Torre e Ponte
Vasco da Gama.
Parque das nações e Ponte Vasco da Gama - Exposição Universal de Lisboa (1998) Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lisbonne_Expo98_02.jpg |
Quanto a participação brasileira tem o desconhecido caso
do Padre Azevedo: “O comissariado
brasileiro da Expo 1862 recusou a participação do protótipo da máquina de
escrever do Padre Azevedo argumentando que o pavilhão já estava lotado de
amostras de minérios e não cabia mais nada. O Brasil perdeu a primeira
oportunidade de mostrar ao mundo um dos mais notáveis inventos nacionais.” E
mais recentemente na última Exposição Universal de Xangai em 2010 o Brasil
apresentou um belo, mas controverso projeto para o pavilhão brasileiro: “O
arquiteto Marcel Tanaka um dos autores defendeu o projeto assim: “Por isso,
desenvolvemos essa fachada, que será feita com pedaços sobrepostos de madeira
reciclada e pintada de verde, que vão ser apoiadas em uma estrutura metálica.
Tanto a cor, que representa a bandeira nacional, quanto às madeiras
sobrepostas, que lembram os artesanatos em palha, são referências ao País.”
Artesanato em palha é referência para quem? É com essa mentalidade que
permanecemos com a tradição de exportadores de commodities para alimentar o
crescimento espetacular da China.” Trechos retirados do site Vitruvius
em Junho de 2010.
Projeto do pavilhão brasileiro na Expo Xangai 2010 Fonte: https://concursosdeprojeto.org/ 2009/05/22/concurso-expo-xangai-2010-br/ |
Pavilhão brasileiro na Expo Xangai 2010 Fonte: https://arcoweb.com.br |
De modo geral as exposições
universais, inicialmente feitas para expor produtos industriais, agora como
tudo no mundo contemporâneo está
mais abrangente e dinâmico e mesmo hoje tendo várias feiras especificas e com o
advento da revolução nas comunicações (Principalmente a internet) e dos meios
de transporte, as feiras mundiais perderam muito de sua importância de outrora,
entretanto permanece como até hoje como a
mais tradicional e importante vitrine do mundo moderno para conhecer suas
modernidades, e a arquitetura também está inserida neste contexto com os inúmeros
legados arquitetônicos e urbanísticos que as exposições Universais têm deixado.
Infelizmente até hoje o Brasil ainda não recebeu nenhuma Feira Mundial, mas com
a recente emergência do Brasil como
uma potência mundial, isso não está tão longe de acontecer, mas temos que nos
preparar e pensar não somente na aparência
(Arquitetura), mas também na sua essência
(Produtos, tecnologias e pesquisas) para mostrarmos ao mundo um país não
somente belo, mas também competitivo e eficiente digno de ter seu lugar entre as maiores nações do planeta.
boa matéria, parabéns!
ResponderExcluirsds.,
Raphael Alves do Amaral