quinta-feira, 17 de maio de 2012

Novo Macapá Shopping Center




Inaugurado em Dezembro de 1997 o Macapá Shopping é o primeiro centro de compras de Macapá, Santana e região, e trouxe para o Amapá o primeiro hipermercado e o primeiro fast food do estado e tem a seu favor sua localização estratégica próximo do centro, o fácil acesso e a tradição, como foi o primeiro centro de compras do estado. E o primeiro experimento semelhante a um grande shopping center que a cidade dispôs por mais de 15 anos.
Perspectiva do 1º Piso
O Macapá Shopping está próximo do centro da cidade e localizado no bairro do Trem um dos mais tradicionais bairros de Macapá, que recentemente vem passando por um processo de valorização e verticalização, e está exatamente na região central da Zona Sul de Macapá entre algumas das principais vias como a Rua Leopoldo Machado e Rua Hamilton Silva. O acesso ao Shopping também é um fator positivo uma vez que além de está entre algumas das principais vias da cidade e é abastecido por várias linhas de ônibus na região e contar com um fluxo médio e tradicional de consumidores que ha 15 anos estão acostumados em fazer compras por lá.


Perspectiva do 2º Piso

Com o crescimento da economia e a chegada de grandes marcas e investimentos no mercado amapaense o Macapá Shopping sofreu uma pressão do capital local para sua ampliação e modernização, principalmente com o lançamento do Amapá Garden Shopping, e visando não perder a clientela de consumidores o Macapá Shopping lançou este mês sua primeira grande expansão, visando torná-lo mais competitivo e economicamente mais rentável. O Macapá Shopping apostará alto e juntamente com o J&J Empreendimentos que administra o Shopping, a Couceiro & Rubim Arquitetos e a AMB Comercialização farão uma pesada campanha de marketing nos próximos meses até a (re)inuguração.

A previsão de (Re)inauguração é Março de 2014, visando também atrair público com a Copa do Mundo de 2014 com a vinda de milhares de turistas para o Brasil e também para os estado da região Amazônica. O projeto arquitetônico ficou a cargo da Couceiro & Rubim Arquitetos que também desenvolveu os projetos do Shopping Pátio Marabá, Shopping IT Center em Belém, Expansão do Shopping Pátio Belém, Shopping Pátio Educandos em Manaus e repaginação do Maceió Shopping.

Perspectiva do 3º Piso
O mercado consumidor é grande, e sua área de influência que não abrange somente Macapá (407.023 habitantes), mas também Santana (101.262 Habitantes), Interior do Estado (180.000 Habitantes), Guiana Francesa (200.000 Habitantes) e os municípios vizinhos do estado do Pará (118.000 Habitantes). Totalizando mais de 800.000 Habitantes e potenciais consumidores.
Perspectiva da Praça de alimentação

A chegada de um shopping center em uma cidade contemporânea é algo fundamental de ser analisado, afinal, para o senso comum atual, uma cidade sem shopping center é tida como uma cidade incompleta, como se faltasse algo, um "vazio" que tem que ser preenchido e que todas as cidades tem a esperança de um dia preencher. E seu significado é muito claro, pois ele reuni todas as praticidades e marcas modernas, e atrai um fluxo constante de consumidores através de pesadas campanhas de marketing, ao mesmo tempo que força o comercio de rua a competir com ele, muitas vezes sem sucesso para o comercio tradicional. É notável também analisarmos que um shopping center funciona como uma cidade, sendo a administração sua prefeitura, o pessoal da faxina os garis, os seguranças sendo a policia e os alugueis os impostos. Ou seja podemos perceber que o shopping center funciona como uma pequena "cidade artificial" e ao mesmo tempo segregada pois quem não tem poder de consumo não irá frequentá-lo.

Perspectiva Externa



Após a expansão o Shopping contará com:
20.214 m² de Área Bruta Locável
1 Hipermercado (Supermercado Fortaleza)
4 Pisos
5 Salas de Cinema 3D (Rede Moviecom)
6 Lojas âncoras
6 Mega Lojas
13 Restaurantes e Fast Foods
136 Lojas Satélites


Nenhum comentário:

Postar um comentário