quinta-feira, 14 de novembro de 2013

As verdadeiras razões da Rodovia Norte-Sul


O discurso oficial diz que a rodovia Norte-Sul irá desafogar o trânsito na Zona Norte de Macapá, e que irá acabar com os congestionamentos (Na realidade, lentidão do trânsito, em horários previsivelmente determinados como no inicio da manhã e fim da tarde). De algum modo existe algum sentido em tudo isso, entretanto será que essa é a real razão para a construção desta rodovia de quase sete quilômetros e que certamente impactará a capital macapaense?

O que deveria ter sido feito
Se o intuito da rodovia fosse apenas e unicamente ligar a Zona Norte a Zona Sul de Macapá, uma idéia muito antiga poderia ter sido tirada do papel, trata-se do prolongamento da Rua Leopoldo Machado, em conjunto com a união dela com a Rua Hamilton Silva e juntas formariam um trecho viário de apenas 3,4 Km reduzindo significativamente o tempo, o custo e o percurso de quem quisesse ir da Zona Norte a Zona Sul. E para interligar a Zona Norte a Zona Oeste através da Duca Serra bastasse ter asfaltado uma estrada antiga que liga o Alvorada a Ilha Mirim, margeando as áreas de ressacas no caminho, coisa que o atual traçado da Rodovia Norte-Sul não faz.
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Obras viárias complementares                               
A rodovia em questão ligará a BR-156 a Rodovia Duca Serra, o que possivelmente transferirá o congestionamento da Ponte Sérgio Arruda para o Começo da Duca Serra que hoje em horários de pico já apresenta alguns problema já que a rodovia está duplicada apenas em um pequeno trecho que não chega a um quilometro e termina bem em frente ao Ceap, sem obras viárias complementares como rotatórias ou viadutos tanto como no encontro da Norte-Sul com a BR como em seu encontro com a Duca Serra e a duplicação desta, certamente ocorrerá congestionamentos ainda piores dos que já ocorrem na Ponte Sérgio Arruda.

Interesses institucionais

Já não é de hoje que a imensa área de Infraero gera criticas de governos e urbanistas, na verdade desde que o Aeroporto de Macapá foi construído nos anos setenta, arquitetos-urbanistas da época já alertavam que o tamanho do sitio aeroportuário bem como sua proximidade com o centro da cidade iriam atrapalhar o crescimento de Macapá, mas sem interesse no tema parte da população e de especialistas, bem como a tradicional falta de visão dos políticos locais da época, o aeroporto foi construído ali mesmo.
Não é por outro motivo que o Projeto da Rodovia Norte-Sul, passa exatamente dentro da gigantesca área da Infraero, inclusive esta rodovia constava já no Plano Diretor de Macapá de 2004, bem como a área da Infraero mesmo sendo propriedade federal aparece como “área de interesse institucional”, o que não é uma mera coincidência já que recentemente o governo do estado criou a comissão para a elaboração do edital do concurso de projeto urbano para a “Cidade Administrativa”, que futuramente deverá transferir todos os órgãos públicos do setor administrativo na Avenida Fab para a região da Norte-Sul, e este projeto terá um impacto ainda maior sobre a capital macapaense.


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