O discurso oficial diz que a
rodovia Norte-Sul irá desafogar o trânsito na Zona Norte de Macapá, e que irá
acabar com os congestionamentos (Na realidade, lentidão do trânsito, em
horários previsivelmente determinados como no inicio da manhã e fim da tarde).
De algum modo existe algum sentido em tudo isso, entretanto será que essa é a
real razão para a construção desta rodovia de quase sete quilômetros e que
certamente impactará a capital macapaense?
O que deveria ter sido feito
Se o intuito da rodovia fosse
apenas e unicamente ligar a Zona Norte a Zona Sul de Macapá, uma idéia muito
antiga poderia ter sido tirada do papel, trata-se do prolongamento da Rua
Leopoldo Machado, em conjunto com a união dela com a Rua Hamilton Silva e
juntas formariam um trecho viário de apenas 3,4 Km reduzindo significativamente
o tempo, o custo e o percurso de quem quisesse ir da Zona Norte a Zona Sul. E
para interligar a Zona Norte a Zona Oeste através da Duca Serra bastasse ter
asfaltado uma estrada antiga que liga o Alvorada a Ilha Mirim, margeando as áreas
de ressacas no caminho, coisa que o atual traçado da Rodovia Norte-Sul não faz.
Obras viárias complementares
A rodovia em questão ligará a
BR-156 a Rodovia Duca Serra, o que possivelmente transferirá o congestionamento
da Ponte Sérgio Arruda para o Começo da Duca Serra que hoje em horários de pico
já apresenta alguns problema já que a rodovia está duplicada apenas em um
pequeno trecho que não chega a um quilometro e termina bem em frente ao Ceap,
sem obras viárias complementares como rotatórias ou viadutos tanto como no
encontro da Norte-Sul com a BR como em seu encontro com a Duca Serra e a
duplicação desta, certamente ocorrerá congestionamentos ainda piores dos que já
ocorrem na Ponte Sérgio Arruda.
Interesses institucionais
Não é por outro motivo que o
Projeto da Rodovia Norte-Sul, passa exatamente dentro da gigantesca área da
Infraero, inclusive esta rodovia constava já no Plano Diretor de Macapá de
2004, bem como a área da Infraero mesmo sendo propriedade federal aparece como “área
de interesse institucional”, o que não é uma mera coincidência já que
recentemente o governo do estado criou a comissão para a elaboração do edital
do concurso de projeto urbano para a “Cidade Administrativa”, que futuramente
deverá transferir todos os órgãos públicos do setor administrativo na Avenida
Fab para a região da Norte-Sul, e este projeto terá um impacto ainda maior
sobre a capital macapaense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário