quarta-feira, 30 de março de 2011

Obras Lendárias

Novo Aeroporto de Macapá (Era para está INAUGURADO em 2007)

Novo Aeroporto de Macapá (Era para está INAUGURADO em 2007)

Toda cidade, estado, região ou país o poder público ou privados promovem a construção de obras estruturantes que promovam o desenvolvimento da economia e em alguns casos obras que promovam o desenvolvimento social para depois promover o desenvolvimento econômico. A Região Norte está cheia de projetos megalomaníacos outros nem tanto, que nunca saíram do papel ou que estão parados há muito tempo, as chamadas: “obras lendárias”.



Na época da 3ª República e da 4ª República (Ditadura militar) muitos foram os grandes projetos voltados para “integrar” a Amazônia ao resto do Brasil e ao capitalismo internacional, quase todas fracassaram, Fodlândia ,Transamazônica , Perimetral Norte ,Projeto Jarí entre outros. Não geraram desenvolvimento para o povo da região e ainda arrasaram o meio ambiente. A Amazônia derrotou os megaprojetos e fez os recursos públicos escorrer ralo a baixo.
Entroncamento-Belém (Hoje)

Entroncamento - Belém (Futuramente, até hoje ainda não saiu do papel)

Já na 5ª República (ou Nova República, período atual) surgiram alguns outros projetos menores e mais direcionados a resolver problemas urbanos de infraestrutura, em Macapá o Novo Aeroporto Internacional e o Hospital do câncer, que virou do coração e que agora deve ser pronto-socorro. Em Belém o pórtico metrópole, o portal da Amazônia o metrô de Belém(MetroBel), prolongamento da João Paulo II entre outros também viraram “obras lendárias”.
Projeto Portal da Amazônia (Belém) Sem previsão

Projeto Portal da Amazônia (Belém)

Projeto Portal da Amazônia (Belém)

A grande questão é: onde foram para os recursos destinados a essas obras? Onde estão os culpados? Estas respostas não precisam nem de muita imaginação par saber, muito provavelmente foram desviadas, superfaturadas, enfim. Todos sabem o que acontece, mas ninguém faz nada, até quando?
Pórtico Metropole (Belém) Previsão atual agosto-2011

2 comentários:

  1. Esse projeto que vc postou não é o portal da amzonia, muitos confudem mesmo. Mas esse um projeto ficticio do Movimento Orla livre de Belém. O portal da amazonia, é outro.

    ResponderExcluir
  2. poriso que belem nao foi sede da copa de 2014 por calsa desas obras que nao sair do papel e quando sair,muito lenta parece uma tartaruga...
    mais a inda esta em tempo para de melhora belem e pelo mesno ser um da sub sede da copa de 2014...

    ResponderExcluir