quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Joga fora no LIXO



O lixo é hoje uma praga global, nas últimas 5 décadas a humanidade produziu mais lixo desde o inicio da era industrial no século XVIII. O nosso modelo econômico trata os recursos naturais da Terra como se eles fossem inesgotáveis, porém nenhuma civilização  pode se apoiar em um modelo de consumo inesgotável em um planeta de recursos esgotáveis, é um passo para o suicídio.
Lixões, comuns na maioria das cidades

A reciclagem é o futuro, nos próximos anos devemos viver uma mudança brusca no nosso modo de vida se quisermos continuar vivendo de maneira sustentável neste planeta, desde já, novas fontes de energias e novos hábitos podem fazer toda a diferença.

Lixeiras símbolos da reciclagem
Já existem tecnologias modernas, e de retorno econômico e ambiental garantidos, como a geração de energia através do lixo, na maioria das cidades do Brasil o lixo não tem o destino adequado, indo parar nos famosos “Lixões” cidades mais desenvolvidas neste quesito, dão um tratamento um pouco mais adequado nos aterros sanitários, e já as cidades inteligentes, transformam os restos orgânicos que vem do lixo residencial em energia, e os demais materiais como papel, metais e plásticos para usinas de reciclagem. 

O lixo tem infinitas funções, e uma enorme possibilidade econômica, além é claro de dar um retorno garantido a nossa mãe natureza.
Alguém simplesmente distraído ou com total falta de respeito

Novos hábitos também fazem toda diferença, como as populares sacolas de supermercados, que apesar de práticas são um verdadeiro atentado ao meio ambiente, estabelecimentos comerciais que já estão dando a devida atenção ao tema, estão trocando as sacolas de plásticos por sacolas de papel ou pano, criando novos hábitos entre seus clientes, e difundindo a consciência ambiental, alguns países simplesmente proibiram em lei a utilização de sacolas plásticas.

Novos hábitos, nova mentalidade, novas formas de energia, novas vagas de trabalho, fazem toda a diferença.
Usina de reciclagem de lixo

2 comentários:

  1. Adoro esses teus posts de conscientização, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Nos temos que mudar esté quadro. Estó com plano de montar uma industria de reciclagem de lixo em minha cidade. Ela tem 50 mil habitantes mande ideis,progetos materiais em gerais obrigago. Paulo Edison Teixeira Tavares Muzambinho Sul Minas Gerais

    ResponderExcluir