quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

E o passeio público por onde anda?



Muitos dizem que os pequenos detalhes são os menos importantes, na minha humilde opinião os pequenos detalhes fazem toda a diferença, esse conceito pode se aplicar a quase tudo, seja na construção de uma casa, na decoração de um quarto ou até mesmo na construção, urbanização de uma cidade.

Ouvimos muito falar em reforma agrária na televisão, MST é um assunto quase sempre tratado com polícia, o que na verdade são pessoas humildes que vivem da terra e apenas reivindicam um direito negado a eles durante séculos, o direito a terra. Todos os países do mundo que se desenvolveram fizeram duas coisas prioritariamente, investiram maciçamente em educação e garantiram o acesso a terra e o seu uso, afinal de nada adianta ter terra se ela não é produtiva, não melhora nem a vida do dono nem a vida do país, não serve para absolutamente nada. Assim como no campo nas cidades hoje também precisamos fazer reformas, ou melhor, uma revolução urbana, por que os meios de comunicação não tocam no assunto, reforma urbana? Uma vez que 80% dos brasileiros vivem nas cidades? É uma pergunta que sempre me faço. As primeiras cidades foram criadas com um princípio muito simples: garantir proteção aos seus cidadãos, hoje em pleno século XXI, as cidades perderam essa função.


Calçada adaptadas para cegos
Um detalhe muito simples em uma cidade, tão simples como importante é o passeio público, ou seja, as nossas calçadas. Em Macapá até há calçadas, mas a absoluta maioria delas encontra-se em péssimo estado, seja por falta de manutenção, seja por seu desnível em relação à rua e até as outras calçadas, algo tão simples e fundamental em uma cidade, e que em Macapá parece que não recebe a devida atenção dos cidadãos e do poder público também. Não precisa ir muito longe para encontrar vários problemas nas calçadas, alguns moradores obstruem as calçadas como se estas fossem parte de sua casa, e encontramos até alguns absurdos, como alguns moradores que colocam troncos de árvores  exclusivamente para impedir a passagem dos pedestres, a falta ou a má instalação das calçadas faz com que as pessoas prefiram andar no meio da rua, no asfalto, resultando em problemas no trânsito, atropelamentos etc. Se para aqueles que tem as duas pernas a situação não é nada fácil, agora imagine para quem é cadeirante, este coitado,  não consegue andar nem uma quadra inteira pelas calçadas, os deficientes visuais também se sentem esquecidos com a falta de calçadas adaptadas pra eles . Como se não bastasse todos esses problemas, ainda tem aqueles que costumam deixar a calçada na frente de sua casa cheios de materiais de construção, areia, seixos, até tijolos.

Cidades não muito distantes já se atentaram para esse detalhe tão simples quanto importante na urbanização de uma cidade, a nossa vizinha Belém já construiu 100 mil km de calçadas todas já adaptadas para cegos de cadeirantes, são Paulo já começou a fazer seu programa de calçadas, já fizeram 700 mil km de calçadas. É de comum acordo que uma cidade com calçadas adequadas é uma cidade mais humanizada.

2 comentários:

  1. Conheci o seu blog através de um comentário seu reente no blog Mensagem Efêmera, primeiro me interessei pelo nome do blog, agora que conheci, gostei mais ainda. Legal, esses seus posts!! Vou lhe seguiur. Se quiser dar uma olhada no meu blog e me seguir tbm, ficarei feliz!!

    Abraços!!!

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da matéria, estou atentando os cidadãos e o poder pubico de minha cidade em relação as calçadas ou passeios publicos.Abraço

    ResponderExcluir