sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Obras de Oscar Niemeyer na Amazônia



O famoso arquiteto comunista, maior expoente da arquitetura moderna brasileira, reconhecido mundialmente dispensa apresentações, ao longo dos seus mais de 100 anos de idade, sendo mais de 70 de carreira, deixou uma vasta lista de projetos executados e não executados. Em vários países, em quase todos os continentes, e também em diversos estados brasileiros, porém apenas quatro de seus projetos estão na região norte, sendo dois executados, e dois não executados.

Talvez surpreenda a muitos, o fato de que hoje nos cursos de arquitetura e urbanismo em geral, Niemeyer não seja referência projetual para praticamente ninguém, não deixou seguidores, e não criou uma “escola de arquitetura”, tal quais outros grandes arquitetos modernos brasileiros ofuscados involuntariamente por ele, como Arthur Bratker, Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha ou Lúcio Costa, que fez o projeto urbano de Brasília, comumente atribuído a Niemeyer, nomes praticamente desconhecidos do grande público, e super estudados nas faculdades. Como disse certa vez Paul Goldberger “Niemeyer foi a melhor e a pior coisa para a arquitetura brasileira”, visto que ao passo que revolucionou as possibilidades do concreto armado e catapultou a arquitetura brasileira, para o mundo, também é criticado pela ênfase na estética e na forma em detrimento da funcionalidade, além de ter deixado no imaginário popular que a arquitetura está nas grandes obras espetaculares, cara demais, e inacessível ao brasileiro comum.

Abaixo algumas obras de Niemeyer na Amazônia:

Memorial da Cabanagem (Belém - 1985)
Status: Executado
Construído para as comemorações dos 150 anos da revolta popular da Cabanagem
Imagem: Portal Amazônia

Memorial Coluna Prestes (Palmas - 2001)
Status: Executado
Memorial em homenagem a passagem da coluna Prestes pelo território tocantinense nos anos 20 e 30
Imagem: Portal Gov. do Tocantins

Memorial Encontro das Águas (Manaus – 2005)
Status: Não executado (Em estudo)
Memorial projetado em um dos pontos mais altos de Manaus, com a melhor vista para o encontro das águas
Imagem: Viva Manaus.com
Tribunal de Contas de Roraima (Boa Vista – 2010)
Status: Em construção
Uma das últimas obras elaboradas por Niemeyer em vida, atualmente está em construção, com problemas de licitação.
Imagem: Pinterest

 
Em sua defesa Niemeyer sempre disse que “A arquitetura é para causar espanto e encantamento”, e “Você pode gostar ou não da minha arquitetura, mas não pode dizer que alguém fez antes algo parecido”, ou sobre a crítica da estética em detrimento da função ele dizia “A prova de que minha arquitetura funciona é que continuam me chamando, se não funcionasse para algo, não me chamariam”. A arquitetura monumental e espetacular de Niemeyer é uma arquitetura do seu tempo, isto é, do auge do modernismo internacional, de meados do século passado, inclusive Niemeyer criou obras tão icônicas, que chega ser até mesmo um “corpo estranho” dentro do movimento moderno, onde superou até mesmo seu mestre inspirador Le Corbusier. Hoje suas obras são testemunhos de uma época de grandes utopias e de um arquiteto que desconheceu limites, que alguns dizem que acreditou na própria lenda e passou a copiar a si próprio. Mesmo com todas as críticas e contradições, é um privilégio para qualquer cidade e para as futuras gerações contar com uma obra deste memorável brasileiro.

Leia também:

Folha-Uol: “Niemeyer foi a melhor e a pior coisa para a arquitetura brasileira”
Lista completa de Obras de Oscar Niemeyer
Memorial da Cabanagem – Belém
Memorial Coluna Prestes – Palmas
Memorial Encontro das águas – Manaus
Tribunal de Contas de Roraima – Boa Vista


Nenhum comentário:

Postar um comentário