sábado, 14 de janeiro de 2012

FRONTEIRA BRASIL (AMAPÁ) - FRANÇA (GUIANA FRANCESA)




          Brasil e França têm longas ligações históricas, que vão desde o inicio da colonização, quando nos séculos XVI e XVII tentou fundar a "França Antártica" (Que deu origem ao Rio de Janeiro) e a "França Equinocial" (Que originou São Luís) respectivamente, passando pela a Inconfidência Mineira no século XVIII, influenciada pelo iluminismo francês, pela fundação da nossa primeira academia de belas artes no período joanino no inicio do século XIX e pela reurbanização de diversas capitais brasileiras, tais como Belém, Manaus, Rio de Janeiro e Recife, fortemente inspiradas pelo urbanismo e estilo de vida parisiense do período que ficou conhecido como "Belle Époque", nos fins do século XIX e inicio do século XX.

              Porém, se as relações entre Brasil e França são historicamente e culturalmente bastante amistosas, o mesmo não pode se dizer da região onde estas duas nações fazem fronteira, isto é, a fronteira entre o Estado do Amapá (Brasil) e o Departamento Ultramarino da Guiana (França) ou simplesmente "Guiana Francesa". Região marcada por conflitos e disputas territoriais ao longo dos séculos, após a chegada da família real ao Brasil em 1808 D. João VI determinou a invasão da Guiana Francesa como retaliação a invasão de Portugal pela França Napoleônica, sendo devolvida a França só depois da queda de Napoleão. Décadas mais tarde no fim do século XIX seria a vez da França revidar, invadindo a área conhecida como "contestado", hoje norte do Amapá, sendo os franceses expulsos pela resistência liderada pelo comandante militar Veiga Cabral. Questão fronteiriça que só seria resolvida pela diplomacia em 1901 e a consolidação da fronteira como sendo o Rio Oiapoque. 



Dados comparativos entre o Amapá e Guiana Francesa
                Ao longo do século XX as duas regiões (Amapá e Guiana Francesa) cresceram de costas uma para outra, em 1943 em plena segunda guerra mundial a então região norte do Estado do Grão-Pará foi transformada no Território Federal do Amapá, tendo Macapá como capital, poucos anos depois em 1946 a então colônia francesa da Guiana foi transformada em Departamento ultramarino da França, tendo agora o mesmo status dos demais departamentos franceses na Europa e seus habitantes passaram a ter os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos franceses, e desde então o território da Guiana Francesa passou a ser parte integrante do território francêsNo final do século XX começaram negociações entre Brasil e França para integrar os dois países e suas respectivas subdivisões Amapá e Guiana Francesa, na realidade trata-se de uma integração comercial e econômica não apenas entre dois estados nacionais e sim entre o Mercosul e União Européia, criaram-se diversos projetos de integração, tais como a Rodovia Transguianense e a Ponte Binacional atravessando o Rio Oiapoque. 



Ponte Binacional Brasil-França sobre o Rio Oiapoque

              Todavia, mesmo que as relações fronteiriças, tenham melhorado e aumentado significativamente a cooperação entre os dois lados, a situação ainda é tensa, é notório que a França (Européia) não cobra vistos para brasileiros viajarem a turismo ou estudo por exemplo, contudo esta regra não vale para o seu departamento na América do Sul, onde para chegar ao lado francês, os brasileiros precisam de visto para atravessar, além do pagamento de taxas e inspeções, isso quando a travessia é legal, pois há uma significativa população brasileira vivendo na Guiana de forma clandestina, onde por sua vez as autoridades e setores da sociedade guianense os associam a criminalidade, tráfico e prostituição. Do lado brasileiro os franceses (ou guianenses) costumam ser melhor recebidos, porém com certa desconfiança e o ensino da língua francesa não tem sido prioridade para os governantes amapaenses a muitos anos, que tem perdido espaço fortemente para o ensino do inglês e até mesmo do espanhol. 


Referências:
http://www.webartigos.com/artigos/cabralzinho-como-um-baixinho-foragido-e-astuto-virou-heroi/128190/ 
http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/invasao-da-guiana-francesa/ 
https://pt.wik ipedia.org/wiki/Ponte_Binacional_Franco-Brasileira
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amap%C3%A1 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana_Francesa



7 comentários:

  1. Muito interessante a explicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Harife, poderia atualizar os dados ? Gostariamos de publicar esse artigo no site da comunidade, podemos ?
    Excelente contextualização e muito oportuna !

    Abraços, aguardamos sua resposta: contato@comunidadebrasileiranafranca.com

    ResponderExcluir
  3. a guiana francesa não passa um filho vagabundo q não produz nada para a mãe frança

    ResponderExcluir
  4. ser vcs analisar a tabela a cima o q falar ser a guiana françesa for um dia pais independente do q vai viver
    eu moro na guiana a mais ou menos a 23 anos

    ResponderExcluir
  5. Num futuro (bem provável) a França pode ruir economicamente e simplesmente virar as costas para a Guiana e fazê-la se tornar uma "República Africana" das mais miseráveis...

    ResponderExcluir
  6. Material muito interessante e muito bem escrito. No entanto, senti carência de algumas informações como fontes bibliográficas e origem e data dos dados comparativos entre o Brasil e a Guiana Francesa. São informações essenciais. No mais, ótimo texto.

    Alex

    ResponderExcluir