segunda-feira, 25 de abril de 2011

Crescimento do setor de Shoppings Centers na Região Norte

A chegada desses empreendimentos a região passa uma relativa imagem de modernidade e crescimento econômico mas também a chegada de novas concepções e comportamentos

A chegada de um shopping center em uma cidade contemporânea é algo fundamental de ser analisado, afinal, para o senso comum atual, uma cidade sem shopping center é tida como uma "cidade incompleta", como se faltasse algo, um "vazio" que tem que ser preenchido e que todas as cidades tem a esperança de um dia preencher. E seu significado é muito claro, pois ele reuni todas as praticidades e marcas modernas, e atrai um fluxo constante de consumidores através de pesadas campanhas de marketing, ao mesmo tempo que força o comercio de rua a competir com ele, muitas vezes sem sucesso para o comercio tradicional. É notável também analisarmos que um shopping center funciona como uma pequena cidade paralela, sendo a administração sua prefeitura, o pessoal da faxina os garis, os seguranças sendo a policia e os alugueis os impostos. Ou seja podemos perceber que o shopping center funciona como uma pequena "cidade artificial" e ao mesmo tempo segregada pois quem não tem poder de consumo não irá frequentá-lo. 

Primeiro Momento: Oficialmente o primeiro shopping center da Região Norte é o Amazonas Shopping, inaugurado em 1991 em Manaus, atraído pelo crescimento do setor comercial e varejista impulsionado pela Zona Franca de Manaus a partir dos anos de 1980 o grande capital varejista volta os olhos para a capital amazonense, a chegada do empreendimento introduziu na região amazônica novos hábitos e costumes na população que anteriormente costumava fazer suas compras no tradicional comercio de rua. Poucos anos depois Belém viveu um momento semelhante, quando surgiu a "disputa" de qual iria ser o primeiro shopping do estado do Pará, o Shopping Iguatemi Belém (Hoje Shopping Pátio Belém) saiu na frente e foi inaugurado em 27 de Outubro e logo em seguida foi inaugurado o Shopping Castanheira em 30 de Novembro de 1993 ainda maior e no principal entroncamento rodoviário da cidade, hoje completamente constantemente congestionado, pois na época não foram feitos estudos de impactos ambientais ou de vizinhança.

Gráfico mostrando o crescimento do setor na Região Norte

Após a instalação de shoppings centers nas duas grandes metrópoles da Amazônia (Manaus e Belém), no inicio dos anos 90, houve um relativo período de baixo crescimento do setor, ao que parece isso deve-se muito mais a fatores nacionais do que propriamente regionais . Um dos fatores nacionais que pode ser destacado é a hiperinflação que o Brasil viveu no inicio da década e em seguida a crise econômica provocada no final dos anos 90 em decorrência das privatizações, que gerou desempregos, aumento do custo de vida e baixo crescimento varejista em todo o país. Logo a politica econômica nacional refletiu no setor aqui na região norte, e podemos analisar no gráfico acima que entre 1991 e 2005 o crescimento foi lento e gradual, sobretudo na década de 1990. 

Alguns dos mais recentes lançamentos do setor de shoppings na região

Segundo Momento: A partir de 2005 nota-se uma aceleração do setor na região, acompanhando a tendência nacional, e dar-se inicio a um segundo momento do setor com três características (Crescimento, Expansões e Interiorização).

  • Crescimento: Assim como no primeiro momento o setor ainda se concentrava nas duas metrópoles da região norte (Belém e Manaus), com novos lançamentos. Manaus que hoje tem 7 shoppings e deve chegar a 11 até 2014, e hoje conta também com o maior empreendimento da região, o Manauara Shopping inaugurado em 2009. A Grande Belém passou 16 anos sem nenhum novo grande centro de compras, até a inauguração do Boulevard Belém em 2009, e hoje a Grande Belém conta com 4 Shoppings em operação com a previsão de chegar a 8 até 2015.
  • Expansões: Não somente são inaugurados novos empreendimentos, mas os antigos e até os novos shoppings estão passando por processos de expansões e reformas é o caso do Amazonas Shopping, do Shopping Castanheira, do Pátio Belém entre outros. Para não perderem sua clientela e não ver cair o fluxo de consumidores e consequentemente o lucro.
  • Interiorização: Talvez seja a principal marca deste novo momento do setor na região, se no primeiro momento os shoppings se instalavam nos grandes centros da região, agora eles estão se instalando nas capitais de médio porte da região, ou seja, entre 100.000 e 500.000 habitantes tais como Porto Velho - RO que teve o primeiro grande shopping fora das grandes metrópoles (Porto Velho Shopping - 2008), seguido de Palmas - TO (Capim Dourado Shopping - 2010), Rio Branco - AC (Via Verde Shopping - 2011), Macapá - AP (Amapá Garden Shopping - 2013) e Boa Vista (Roraima Garden Shopping - 2014). Porém, além das capitais o setor também avança em cidades médias do interior de alguns estados sobretudo no Pará com cidades como Santarém (Paraíso Shopping - 2010 e Rio Tapajós - 2014), Tucuruí (Tucuruí Shopping - 2005), Parauapebas (Unique Shopping - 2011), Marabá (Shopping Pátio Marabá - 2013), Paragominas (Shopping Paricá - 2014),  Castanhal (Shopping Modelo - 2015),  Ananindeua (Shopping Metrópole - 2015).



Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_shopping_centers_da_regi%C3%A3o_Norte_do_Brasil
http://www.portaldoshopping.com.br/
Texto Reeditado  em 16/05/2013

3 comentários:

  1. Só falta construirem o lá da frente da Unifap, pra ser mais um na estimativa, kkk.
    Mas sério, acho que Macapá PRECISA, NECESSITA, CARECE de um outro shopping...

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  2. e bem que em macapa podiam construir um boulevard ou um iguatemi! :)

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  3. Bela matéria, gostei!

    FernandoFuck do Skyscrapercity.

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