terça-feira, 30 de novembro de 2010

Onde estão as ciclovias?



Atualmente, os carros tomam conta cada vez mais das ruas em todas as cidades do Brasil, o aumento do poder aquisitivo da população, o crescimento da classe média, e as facilidades de financiamentos de um automóvel, estão colaborando para que as ruas e avenidas de todas as cidades brasileiras ganhem cada vez mais veículos. Macapá não fica atrás, a frota da cidade está próximo de 80 mil carros, o que para uma cidade próxima de 400 mil habitantes significa que de cada 4 moradores aproximadamente 1  já possui pelo menos um automóvel, mas se observar-mos  isso ainda é muito pouco se comparado com outras capitais da própria Região Norte: Boa Vista 270 mil habitantes, 100 mil carros. Rio Branco 305 mil habitantes, 100 mil também a Jovem Palmas, por exemplo, que tem apenas 20 anos de existência e surgiu literalmente do nada, possui 190 mil habitantes e 95 mil carros, quase 1 para cada 2 habitantes.

 Porém nenhuma dessas cidades foi planejada para absorver tantos veículos (Com exceção de Palmas, que foi planejada para 2 milhões de habitantes e 1 milhão de veículos), em Macapá nos já vemos os primeiros problemas de trânsito em alguns momentos do dia em determinadas ruas. Apesar de a cidade ter largas vias ela não foi planejada com grandes vias expressas de interligação para escoar um grande número de veículos. Acho que quem pensou Macapá certamente acreditava que ela nunca fosse crescer. Um grave problema de trânsito é a ligação Zona Norte- Centro, feito por apenas uma ponte, ou melhor, uma grande lombada, que ameaça desabar a qualquer momento, congestionamentos e trânsito lento são freqüentes por lá.

Claro que para quem tem carro, só vê vantagens: praticidade, liberdade e rapidez são algumas delas, porém existem situações em que o carro não é tão necessário como por exemplo para ir até a farmácia da outra esquina, ou quando você está no centro da cidade e precisa resolver alguns problemas em prédios próximos e se você não quer ter o trabalho de pegar o carro novamente, “dar o balão” e procurar uma vaga para estacionar  a bicicleta seria uma boa opção. Para estudantes ou trabalhadores que não tem carro e não querem enfrentar o caótico transporte coletivo e ainda se exercitarem enquanto chegam á escola ou ao trabalho a bicicleta é ótima, ótima também para o lazer nos fins de semana. Tudo muito bem, tudo muito bom, mas ai vem à pergunta que não quer calar: Onde estão as ciclovias?

Ciclovia modelo
Ciclofaixa

Onde estão eu também não sei assim como você, mas posso dizer onde poderiam estar. Macapá tem vias largas como bem já disse, cidades com ruas bem mais estreitas já conseguiram implantar dezenas de quilômetros de ciclovias, ciclofaixas, vias cicláveis ou faixas especiais com também podem ser chamadas, se elas conseguiram por que Macapá também não pode?  O trânsito da cidade precisa ser modificado para receber essas ciclovias, isso não é nem tão caro nem tão difícil, basta vontade política dos governantes, educação dos motoristas para respeitas as ciclofaixas e também dos ciclistas para andar nelas. Projetos assim já estão sendo implementados em várias outras capitais e em muitos outros países, em algum deles mais da metade da população só anda de bicicleta por que enxergaram as vantagens como: Gasto com combustível é zero, poluição também é zero e você ainda se exercita enquanto de locomove. 

Posto de Aluguel de bicicleta - Londres
Outra alternativa nem tão cara nem tão difícil de ser implantada é o aluguel de bicicleta, como é feito em diversos países da Europa e também em algumas cidades do Brasil, funciona assim: você aluga uma bicicleta por  3 horas em um posto de bicicleta a um preço bem camarada de R$ 2 a  R$ 4 , as bicicletas são rastreadas com sensores para impedir furtos e uma trava de segurança, caso passe do horário a bicicleta é bloqueada e um alarme toca, você resolve tudo o que tem para resolver e entrega a bicicleta em qualquer posto, assim que terminar. Nas cidades onde as ciclovias e os alugueis de bicicleta foram implantados, aqui mesmo no Brasil , ouve uma despencada nos números de acidentes de trânsito em até 50%, uma vez que os ciclistas passaram a ter seu próprio espaço, e nas cidades onde os alugueis de bicicletas foram implantados ouve uma significativa redução dos congestionamentos nos horários de pico.

Um comentário:

  1. Olá Harife Viégas.
    Parabéns por esta postagem tão boa e muito útil a todos brasileiros. Isto mostra que você tem visão de futuro. Pois na minha opinião, a bike ou bicicleta já é o novo carro para uso nas cidades.
    Agradeço a você por tocar neste assunto, o que vem de encontro aos meus anseios de convencer aos governantes da minha pequena cidade de MG - Pedro Leopoldo - a implantarem ciclofaixas, ciclovias e ciclo rotas na ex-pacata cidade de 65000 habitantes, que hoje apresenta um transito caótico em determinados horários e que se nenhuma providencia for feita no sentido de melhorar, muito em breve estaremos sem mobilidade urbana. Permita-me usar parte de seu material em uma solicitação à nova Prefeita eleita.
    Encontrei seu blog hoje e estou seguindo-o.
    Um forte abraço do colega, Paulo F. Pereira Netto.

    ResponderExcluir